Você sabe o que é Briefing? E que o briefing é a parte mais importante de todo o processo de trabalho?
Mas afinal, o que é briefing?
Como parte de processo de trabalho, o briefing é um documento criado em reuniões onde recebemos e questionamos por toda informação do que de fato o cliente necessita.
Por que o briefing é uma das partes mais importantes do processo de trabalho?
Temos uma lista de vantagens que o briefing trás, que vão nos ajudar a explicar as características e a ideia de cada tópico.
Precisão
Quando conhecemos o cliente, entendemos o necessário, sabemos o público-alvo e como o cliente trabalha, conseguimos ser mais assertivos nas tomadas de decisão, acarretando na excelência na entrega do projeto.
Direção
O Briefing também serve para direcionar os envolvidos no trabalho, fazendo com que eles não tomem decisões fora do que conversado com o cliente, perdendo tempo com ações desnecessárias, dinheiro com compras erradas ou refações ou perdendo recursos.
Organização
Como se trata de um documento que reúne uma série de importâncias, fica muito mais fácil para quem está envolvido consultar-lo, consultando todas as informações de como ele pode entregar sua parte sem nenhuma complicação.
Mas como fazer um Briefing?
O primeiro passo é conhecer seu cliente. Você precisa saber quais são as intenções do cliente para tal projeto, saber como a empresa trabalha para direcionar o comportamento da empresa para o produto;
No segundo passo, você precisa entender o máximo sobre o produto, como nome, recepção e percepção do público, os prós e contras do produto, rentabilidade e custos, produção em entrega;
Terceiro passo é saber sobre o seu público alvo, conhecendo todos os pontos onde gostaria de chegar com o produto, com qual objetividade para a empresa.
Finalizando no quarto passo, com toda a definição de orçamento e cronograma de produção.